quinta-feira, 19 de julho de 2012





DECIMO QUARTO DOMINGO COMUM

08/07/2012


BASTA-TE A MINHA GRAÇA. POIS É NA FRAQUEZA QUE A FORÇA SE MANIFESTA (2COR 12, 9)

            Profetas sempre incomodam, questionam, revelam verdades que não gostaríamos de ver nem ouvir. Por isso, frequentemente eles são considerados como personas non gratas, são perseguidos e, não raro, eliminados por quem se sente incomodado por eles.  Esta é a história de muitos profetas da Bíblia, do próprio Jesus e de muitos que, ao longo da história, enfrentaram a incompreensão, a perseguição e o martírio em consequência de suas palavras e atitudes proféticas.  

            A Palavra de Deus neste domingo nos fala da força e grandeza de Deus, manifestadas na fraqueza e fragilidade humanas.  As pessoas normalmente esperam que Deus se manifeste na força, no poder, em qualidades que o mundo acha brilhantes e que as pessoas admiram e endeusam. O desafio é ver, para além das aparências, que Ele vem ao nosso encontro na fraqueza, na simplicidade, na debilidade, na pobreza, nas situações mais simples e até corriqueiras, nas pessoas mais humildes e aparentemente insignificantes.  É preciso entrar na lógica de Deus para não perdermos as oportunidades de O encontrar, de perceber os seus desafios, de acolher a proposta de vida que Ele nos faz.  Caso contrário, podemos cair na ilusão espiritual e nos deixar enganar pelas aparências, perdendo chances preciosas de acolher a Palavra de Deus e experimentar Suas moções em nossa vida. 

            Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6,4), diz Jesus, reagindo ao escândalo de seus conterrâneos diante da sabedoria e dos sinais que Ele revela e realiza. Seus conterrâneos e familiares, que o viram crescer e o conheciam de perto, não entendem como é que Ele conseguiu tanta sabedoria e a capacidade de realizar tantas coisas maravilhosas. Os preconceitos bloqueiam todas as possibilidades de eles acreditarem em Jesus e de O acolherem como verdadeiro profeta de Deus. Rejeitam, assim, a Palavra de Deus anunciada na pessoa de Jesus, tal como os israelitas rebeldes no exílio, afastados de Deus, desprezaram as palavras do profeta Ezequiel (primeira leitura).  O Evangelho nos mostra hoje como é a fé que leva a acolher a Palavra de Deus e como é a fé que faz realizarem-se os milagres e não o contrário.  Muitas pessoas hoje invertem as coisas, exigindo milagres para poderem acreditar.  Por isso fazem tanto sucesso os “shows de milagres” realizados por falsos profetas, charlatães bem sucedidos, que iludem e enganam muita gente com marketing enganoso, apenas manuseando espertamente a Palavra de Deus a serviço de seus próprios interesses.

            A conclusão do Evangelho de hoje nos mostra como Jesus não desiste de realizar sua missão mesmo diante da falta de fé, preconceito, incompreensão e rejeição que encontra em seu próprio povo, entre seus parentes e familiares.  Ele percorria os povoados das redondezas, ensinando.  Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios (segunda leitura de hoje), inspira-se certamente em Jesus para resistir às dificuldades enfrentadas em sua missão.  Para ele, as fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias sofridas por amor de Cristo lhe dão uma enorme força e motivação para continuar seu trabalho de anúncio do Evangelho.  O verdadeiro profeta nada faz para sua própria soberba e vaidade, mas enfrenta tudo com a certeza de que Deus nunca o abandonará e lhe dará as graças necessárias para vencer.  È o que nos manifestam os três personagens que a Palavra de Deus nos apresenta neste domingo: o profeta Ezequiel, o Apóstolo Paulo e Jesus Cristo, o verdadeiro Profeta do Pai. 

Frei Edilson Rocha, OF





FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – APOSTOLADO DA ORAÇÃO 15 A 22/06/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário