quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Com os nossos votos de um FELIZ DIA DOS PAIS, o adequado têxto de autoria do Frei Edilson Rocha:





XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

12/08/2012



            Na semana depois do dia dos pais (12 a 18/08), a  Igreja no Brasil promove a Semana Nacional da Família.  No mês das vocações, este domingo e a semana da Família nos fazem pensar na vocação ao Matrimônio, à paternidade e à  constituição da família cristã. 

            Este ano, o tema da semana nacional da família é: família: trabalho e festa.  O tema do trabalho e festa juntos fazem pensar na realidade atual de muitas famílias, cujos membros, sobretudo os pais,  priorizam demais o trabalho para a manutenção da casa, muitas vezes não sobrando tempo suficiente para o lazer, para a festa, para a vivência da dimensão lúdica, tão importante na convivência familiar.  Os filhos precisam da presença dos pais em suas vidas, sobretudo na infância e adolescência, para se desenvolverem integralmente, como pessoas humanas.  E, mesmo depois de adultos, os filhos se sentirão fortalecidos pela presença amorosa de seus pais em suas vidas.  Os laços de amor e afeto serão sólidos na medida em que foram cultivados na vida familiar.  A presença dos pais – especialmente do pai – na vida de uma pessoa lhe fornece uma estrutura humana sólida, capaz de resistir às frustrações e dificuldades da vida. 

            Nem toda família tem condições de harmonizar trabalho e festa – luta pela sobrevivência e lazer. Mas pense-se na importância de uma coisa corriqueira, rotineira, que é o sentar-se à mesa para uma refeição.  Poder partilhar o pão cotidiano unidos e entreter-se à mesa em conversações agradáveis e edificantes, enquanto se partilha o pão e palavras ternas, delicadas e carinhosas.  São momentos sublimes de convivência no amor, de solidificação das relações humanas e dos afetos, de experiência de harmonia e paz interior e exterior, de apoio recíproco. Outros aspectos importantes são divertir-se juntos, em entretenimentos sadios; rezar juntos e rezar uns pelos outros; ir à Igreja juntos, como família.  Tudo isso fortalecerá a família, que permanecerá sempre unida e em comunhão, em todas as circunstâncias.  A dimensão do trabalho terá sua devida importância, mas não devorará o tempo imprescindível do lazer e dos outros momentos gratuitos e gratificantes do convívio familiar.

            A Palavra de Deus, neste domingo, continua a nos falar do Pão da Vida.  O pão de que Jesus fala no evangelho e o pão que alimenta o profeta Elias em seu caminho não é somente o pão material, que sacia a fome física.  A comida e a bebida que fortalecem o profeta em seu caminho pelo deserto é, sobretudo, a Palavra de Deus.  Nem só de pão vive o ser humano, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Jesus é a Palavra de Deus feita carne. Só se entenderá plenamente o fato que Ele dá sua carne e o seu sangue como comida e bebida, para a vida do mundo e para a vida eterna, se se entender que Ele está falando da Palavra, da sua encarnação: O verbo se fez carne...  Quem escutar a Palavra do Pai e obedecê-la, será instruído por ela e chegará a Jesus, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.  Quem se deixar guiar pela Palavra, será guiado pelo Espírito Santo e viverá na bondade, na compaixão e no perdão recíproco.  Viverá livre de todos os males e de toda espécie de maldade, diz-nos o apóstolo Paulo na carta aos Efésios.  Isso tudo faz pensar no bem que a Palavra e a Eucaristia fazem às nossas famílias e a cada um de nós pessoalmente. 

Frei Edilson Rocha

           







Oração pela Família

(João Paulo II)



Ó Deus, de Quem procede toda paternidade no céu e na terra, Pai, que és Amor e Vida, faz com que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de teu Filho, Jesus Cristo, “nascido de Mulher”, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam.

Faz que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo.

Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para sua humanidade e seu crescimento na verdade e no amor Faz que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que quaisquer crises, pelas quais passam às vezes nossas famílias.

Faz finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família.



Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo.



Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário